Rebreathers
Introdução | O que é um Rebreather? | Vantagens | Desvantagens | Treino, Atitude & Disciplina
Rebreather circuito fechado O2
É o tipo de rebreather mais simples, há muito utilizado por militares em missões especiais de desembarque e reconhecimento, bem como por bombeiros em missões de socorro. São normalmente utilizados sobre o peito, e utilizam apenas uma garrafa de 02 puro que fornece gás ao sistema, de forma a repor o 02 consumido pelo mergulhador.
À medida que o 02 é metabolizado/consumido e o C02 removido pelo material absorvente, o volume de gás no sistema vai diminuindo. Essa diminuição de volume de gás vai fazer colapsar o saco contra-pulmão, quando tal acontece o sistema faz disparar uma válvula que repõe novamente 02 no sistema.. Estes rebreathers além de não utilizarem complexos sistemas de controlo de 02, também não utilizam gases inertes, logo não existe lugar a descompressão com este tipo de unidades. No entanto e derivado há toxicidade do 02 estes têm uma profundidade limitada de utilização, normalmente de 6 metros onde a pressão parcial de 02 é de 1.6 bar.
Para se puder ir mais fundo, é necessário que o gás no sistema não seja apenas 02 puro, para tal terá de se lhe adicionar um gás diluente, como ar, nitrox, trimix etc.
Desta forma surgem os rebreathers que incorporam mais do que 1 gás. São os rebreathers Semi-fechados e os rebreathers circuito fechado (electrónicos ou manuais).
página anterior | próxima página
|